Materiais do IIIEN Setúbal 2025
Resumo do Encontro
Teatro O Beco da Tabela Periódica pelo GETLUT.J
Saída de Campo 1 – ETAR de Setúbal
Visita virtual a ETAR, em 360º (link: Faça a sua visita virtual a uma ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais)
Video sobre tratamento de águas residuais: https://www.simarsul.adp.pt/content/tratamento-de-aguas-residuais
Video Ciclo urbano da água: https://www.simarsul.adp.pt/content/ciclo-urbano-da-agua
Campanha “Lixo no esgoto, Não!” (campanha públicaque apela à correta utilização das sanitas e redes de saneamento no link: https://youtu.be/Gb5Eka8sxHg)
aquaquiz (gaming para jogar em batalha ou em tabuleiro com vários jogadores e que põe à prova os conhecimentos sobre a importância e o valor da água. Regras aqui e pequena apresentação em vídeo do jogo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=9KJ93mR-5Yg. Acesso é feito aqui: https://www.aquaquiz.pt/. Enquadramento sobre o jogo aqui: https://www.aquaquiz.pt/pt/enquadramento
No portal da água ( www.portaldaagua.pt) diversos materiais e a ferramenta de cálculo da pegada hídrica.
Na área de educação ambiental no nosso site https://www.simarsul.adp.pt/, dispomos de uma vasta oferta de materiais digitais e interativos que poderão usar/ser usados.
No menu juvenil https://www.simarsul.adp.pt/docsm/materiais-de-divulgacao-juvenis:
Materiais de Divulgação Juvenis:
Saída de Campo 5 – Percurso Físico pelo Sado
https://vdt.notion.site/appfq2025
Oficina 1 – Explorando o Universo Digital: Ferramentas Inovadoras para o Ensino da Astronomia
Oficina 2 – Truques Mágicos para Aulas Científicas
Oficina 3 – Introdução à Impressão 3D
Oficina 6 – Da Programação à Experimentação: Metodologia STEM em Física e Química com os Laboratórios LED
Oficina 7 (sexta) – Scientix: Portal de recursos educativo acessível a todos
Oficina 8 (sábado) – Digital Literate: Projeto de desenvolvimento de Literacia Digital
Oficina 9 (sábado) – RadLab: Construção de um Detetor de Muões com Arduino
Oficina 10 (sexta e sábado) – Plas2Nano: Plástico PET transformado em novos materiais
____________________________________________________________________________________




________________________________________________________________________________________________________________