Programa Geral
NOTA: O resumo do Projeto/Partilha de Boas Práticas/ Póster que pretende divulgar deverá ser enviado até 19 de julho de 2024 para o endereço direcao@appfq.pt.
Formato : Uma página A4 disponível em https://appfq.pt/wp-content/uploads/2024/05/modelo_resumo_mostra_boas_praticas.docx
Notificação dos autores: até 30 de julho de 2024
Desafios do Ensino da Física e da Química
Mesa-redonda
Moderação: Adriano Néry; Helena Dionísio
Laurinda Leite (UM)
“Formação Inicial de Professores”
Licenciada em Ensino de Física e Química, mestre e doutora na área da Educação em Ciências e professora catedrática da Universidade do Minho. Desenvolve atividade docente e investigação no domínio da formação inicial e contínua de professores de ciências. Desempenhou vários cargos de gestão, entre os quais o de Vice-Reitora da Universidade do Minho, o de Vice-presidente do Instituto de Educação, e o de Diretora do Centro de Investigação em Educação (CIEd), da mesma universidade. Tem coordenado projetos de investigação, publicado artigos, editado livros e números especiais de revistas, bem como orientado dissertações e teses em Educação em Ciências. Da sua atividade de interação com a sociedade, destaca-se a coordenação do projeto de Reforma Curricular do Ensino Básico da Guiné-Bissau.
Luís Alcoforado (FPCEUC/CCPFC)
“Formação Contínua de Professores”
Doutor em Ciências da Educação. Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Investigador do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais do Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra.
Como docente e investigador, dedica-se, em particular, às temáticas da Formação de Adultos e das Políticas Locais de Educação e Formação, tendo mais de duas centenas de trabalhos publicados.
Coordenador do Mestrado em Ciências da Educação e Membro da Comissão de Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação, com a responsabilidade da área de Educação, Desenvolvimento Comunitário e Formação de Adultos.
Membro do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC).
Luís Pereira dos Santos (IAVE)
“A avaliação externa e o ensino da complexidade”
Licenciado em Ensino da Física e Mestre em Didática das Ciências, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi professor de Física e Química, vogal do Conselho Diretivo e Vice-Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária da Cidade Universitária, até 2001. Foi técnico da assessoria técnico-pedagógica do Júri Nacional de Exames, de 2001 a 2005. Foi Chefe de Divisão de Formação de Professores e Diretor de Serviços de Recursos Multimédia na DGIDC, entre 2005 e 2011. Foi Presidente do Júri Nacional de Exames de 2011 a fevereiro de 2019. Exerce atualmente o cargo de Presidente do Conselho Diretivo do IAVE.
Vítor Duarte Teodoro (Universidade Lusófona)
“Que sabem os alunos em FQ no final do Ensino Básico?”
Professor do Instituto de Educação da Universidade Lusófona, Lisboa.
Professor aposentado da FCT da Universidade Nova de Lisboa.
Professor do Ensino Básico e Secundário (FQ e Matemática) entre 1974 e 1985.
Autor de software educativo para CTEAM, de manuais escolares e de livros sobre educação e ensino, bem como de estudos sobre currículo, avaliação, exames, tecnologias, etc.
Para mais informação, ver https://www.cienciavitae.pt/portal/2A19-1E93-4EC2 .
O que é aprender? O que nos diz a Neurociência
Palestra
João Cerqueira
Professor de neurologia na escola de medicina da universidade do Minho e coordenador da consulta de Neuroimunologia do hospital de Braga. É também o diretor médico executivo do 2CA – centro clínico académico de Braga. Como investigador, os seus interesses de investigação centram-se na imunologia da esclerose múltipla, bem como na etiologia dos défices cognitivos, normais e patológicos, e estratégias para os prevenir e combater.
Como é que o cérebro aprende?
Como é podemos usar esse conhecimento para ajudar melhor a aprender?
Uma sessão com alguma neurociência e sugestões para colocar em prática todos os dias!
CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes
Fundado em 2006, o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, é um Centro de Tecnologia e Inovação (CTI) de referência, privado, sem fins lucrativos, de orientação multissetorial e multidisciplinar. O CeNTI está equipado a mais avançada tecnologia e desenvolve atividades de I&D aplicada visando a endogeneização industrial, engenharia de produto e transferência de tecnologia nos domínios da Nanotecnologia, Materiais Avançados e Sistemas Inteligentes, para empresas.
O CeNTI conta, atualmente, com uma equipa multidisciplinar com mais de 150 investigadores e tem como missão impulsionar o desenvolvimento e validação de novas tecnologias e soluções disruptivas, em múltiplas fases TRL, visando uma ampla gama de aplicações para “Automóvel e Aeronáutica”, “Construção, Arquitetura & Espaços inteligentes”, “Saúde, Proteção & Bem-Estar”, e “Produção e Armazenamento de Energia”
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Saída de campo 1 – Bom Jesus:
Domingos Freitas Gonçalves de Araújo:
Natural e residente em Braga, cidade onde sempre viveu. Antes de ingressar nos estudos universitários, repartiu o seu tempo e formação entre a Escola Comercial e Industrial de Braga e o trabalho em várias profissões, das quais se realçam Serralharia, Eletricidade e Artes Gráficas.
Licenciou-se em Ensino de Física e Química pela Universidade do Minho, em 1986, e obteve o grau de Mestre em Ensino de Física, em 1995, na mesma Universidade.
Foi professor de Física e Química durante 41 anos, 37 dos quais, na Escola Secundária Carlos Amarante. Atualmente, é professor aposentado.
Para além da docência, dedicou muito do seu tempo à investigação histórica da Escola Secundária Carlos Amarante, investigação sobre o ensino da Física nas escolas industriais, recuperação de equipamentos laboratoriais antigos e criação de um museu de Física da escola. Simultaneamente, dedicou-se e ao desenho arquitetónico e estudos sobre a cidade, o que tornou possível, ao longo dos últimos vinte anos, a realização de várias publicações e exposições de desenhos e pinturas em diferentes lugares.
Saída de campo 3 – Sete Fontes:
Sérgio Rodrigues:
Doutorado em química e professor auxiliar da Universidade de Coimbra no Departamento de Química. Investigador integrado no Centro de Química de Coimbra. As suas atividades científicas situam-se na área da química teórica e computacional, tendo também interesse pelo ensino e história da química, assim como pela divulgação e comunicação de ciência.
https://percursosquimicos.blogspot.com/
https://percursosquimicos.blogspot.com/2024/05/passeios-quimicos-em-braga.html