Local
Braga
Braga é a cidade portuguesa capital do Distrito de Braga e da sub-região do Cávado (NUT III), pertencendo à região do Norte (NUT II).
É sede do Município de Braga que tem uma área total de 183,40 km2,[2] 196434 habitantes[3] em 2022 e uma densidade populacional de 1 054 hab./km2, subdividido em 37 freguesias.[4] O município é limitado a norte pelo município de Amares, a leste pela Póvoa de Lanhoso, a sudeste por Guimarães, a sul por Vila Nova de Famalicão, a oeste por Barcelos e a noroeste por Vila Verde.
Braga possui uma história bimilenar que se iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada entre 15 e 13 a.C.[5] como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.). A cidade foi, mais tarde, capital da província da Galécia e capital do Reino Suevo.
Braga possui um vasto património cultural, cujo ex-líbris é o Santuário do Bom Jesus do Monte, Património Mundial da UNESCO. Em 2012 foi distinguida como Capital Europeia da Juventude e em 2018 foi Cidade Europeia do Desporto. Desde 2017 pertence à rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Media Arts, e em 2021 foi eleita Melhor Destino Europeu do Ano, depois de ter ficado em 2º lugar em 2019.
in: Braga – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)
Agrupamento de Escolas Alberto Sampaio
A Escola Secundária de Alberto Sampaio cede o seu nome ao atual Agrupamento, cujas origens, muito provavelmente, remontam ao decreto régio de 11 de dezembro de 1884, que dotou Braga com o ensino técnico, a funcionar na Escola de Desenho Industrial, sita no Largo das Carvalheiras e cujo diretor foi o cirurgião Bernardino Alves Passos.
Mais tarde, esta escola passou a denominar-se de Escola Industrial Bartolomeu dos Mártires, integrando, no século passado, o Curso Elementar de Comércio. Ficou instalada na Rua do Castelo desde 1936 e, através do decreto-lei 457/71 de 28 de outubro, adotou a denominação de Escola Técnica Alberto Sampaio, ficando a parte industrial na Escola Técnica Carlos Amarante.
Através da portaria n.º 608/79 de 22 de novembro, a escola passou a designar-se de Escola Secundária Alberto Sampaio sendo, na área tecnológica, escola de referência nas áreas dos serviços, contabilidade e informática, em que foi e é pioneira em vários projetos. Em 1980 as suas instalações foram transferidas para a Quinta de Santo Adrião e, no ano letivo de 2009/2010, foi alvo do processo de requalificação física e funcional, no quadro do Projeto de Modernização das Escolas Secundárias, que a dota das suas atuais estruturas.
____________________________________________________________________________________